Os animais mais letais (N&D)

Ser humano é dificel de entender.


Informações sobre a Gripe Suína - Nova Gripe - H1N1 - Influenza

Nerds, cuidado, vocês não se exercitam, tem mais chance de pegar a gripe. ~~

Pra quem falou que NERD não Viaja.


Fonte: www.gordonerd.com

NERD ou DESCOLADO, não fume.

Uma coisa grave, mas como ninguém gosta de coisas graves, vem com uma dose de humor.


NÃO FUME NUNCA NA SUA VIDA

Empire Universe II (N)

NERDS, se segurem.
Quem é nerd de verdade curti um bom jogo de Browser (não precisa de download).
E para você que está ai sedentario na cadeira, foi no BLOG: www.sedentario.org que eu achei essa dica.

Empire Universe II é considerado um dos melhores jogos de Browser (não precisa de download) já produzidos. Criado na Alemanha, mas com uma versão totalmente em português, o jogo recebeu a premiação “Browser Game 2007″, como melhor jogo daquele ano, pelo seu ritmo intuitivo e enormes possibilidades de estratégias.

No Empire Universe II o jogador pode escolher com que raça irá jogar. Cada uma com sua característica, pontos fortes e fracos em relação às outras raças. As batalhas são em tempo real e você pode optar por ser pacífico ou guerreiro, ocupar ou assaltar planetas, investir na investigação ou fazer bons negócios ou ainda formar alianças com outros jogadores. Enfim, muitas possibilidades para se divertir e perder horas jogando.

No decorrer do jogo você pode precisar de Ikolium, moeda local para poder progredir e investir em benfeitorias para o seu planeta. No Brasil o site Boa Compra é a melhor opção para a venda de créditos para conseguir seus Ikolium.


Link do GAME: http://pt.empireuniverse2.com/start.html

Fonte: www.sedentario.org

Tudo sobre a adolescência (N&D)




Conceituando a Adolescência


Segundo Housaiss (2001), a palavra adolescência tem origem no verbo latim adolescere, que significa crescer, ou crescer até a maturidade, resultando em transformações de ordem social, psicológica e fisiológica.

A OMS – Organização Mundial da Saúde, define a adolescência como período que vai, precisamente dos 10 anos aos 19 anos, 11meses e 29 dias (Friedman, 1985).

Adolescência é enfim, uma fase de preparação para a vida adulta, envolta em períodos alternados de certezas e incertezas, de turbulências, prazer e dor, conflitos e construções, formulação e reformulação de conceitos até que se conquiste a própria identidade.

Características da Fase

Até que se estabeleça a identidade pessoal, o jovem apresenta comportamentos tão diversos que não raras vezes são confundidos com transtornos mentais.

  • Busca de si mesmo e da identidade
  • Tendência grupal
  • Necessidade de intelectualizar e fantasiar
  • Crises religiosas (questionamentos)
  • Deslocalização temporal (Vivência do tempo)
  • Evolução sexual manifesta
  • Atividade social reivindicatória
  • Contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta
  • Separação progressiva dos pais
  • Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo
Por que os adolescentes usam drogas?

Vários são as hipóteses para este questionamento, não há um motivo isolado, determinante. Alguns estudos apontam que esse período em que o jovem começa a definir amizades acaba tornando-se mais facilmente manipulável, pelos grupos ou pela mídia e então, há forte risco de contato com substâncias químicas, drogas lícitas ou ilícitas; os grupos costumam pressionar o jovem para aceitar iniciar o consumo no intuito de que “seja um dos seus”. Muitos crêem erroneamente que seu uso oferecerá algum tipo de status no meio de convivência.

A mídia fortalece bem esta idéia ao apresentar de forma glamorosa as campanhas publicitárias explícitas ou subliminares sobre o consumo destas substâncias. O acesso fácil, aliado à curiosidade são algumas das explicações para esse fato.

Mas o ponto mais importante seria a ausência da estrutura familiar. Se a criança cresce num ambiente emocionalmente estruturado, mesmo que ocorram os conflitos característicos da fase de transição, as amizades não oferecerão tantos riscos. Ao contrário, na inexistência de vínculo afetivo, ambiente familiar problemático onde a falta de interesse por parte dos pais é explicitamente sentida pelo jovem, aí então, fragilizado, este corre grande risco de se envolver com drogas para aplacar o sentimento de inferioridade, de desamor, de descuido.

O uso de drogas é para muitos, uma forma de denunciar o abandono, a necessidade de mudanças. É a válvula de escape para suas frustrações.
Atualmente torna-se cada vez mais fácil a obtenção de drogas em qualquer idade. Maconha, cigarro e álcool são as mais utilizadas, embora o crack também esteja agora também fazendo parte deste contexto, sendo inclusive, misturado à maconha para que a dependência ocorra mais rapidamente.

As drogas modificam as funções cerebrais, atenuando o sofrimento psíquico e proporcionando certo prazer e são essas sensações que os usuários buscam a cada novo contato. Mas os resultados destas “viagens” vão mais além do perceptível; o consumo constante prejudica o funcionamento neuronal, modificando o desempenho das funções cerebrais e aos poucos os sinais do desgaste provocado deliberadamente passam a ser percebidos de forma mais evidentes.

Portanto, no intuito de atenuar problemas específicos como insegurança, stress, baixa auto estima, sentimentos de rejeição e outras dificuldades, o jovem percorre este difícil caminho para o vício.

A violência


A violência é um efeito de toda causa acima citada e isso não coloca o ponto final nas hipóteses, mas o dependente químico torna-se grande causador de acidentes, suicídios e assassinatos.

Nunca se viu uma onda tão forte de criminalidade como na juventude de agora. Tudo e nada passam a ser motivos sérios para provocações que tendem a culminar em dolorosas tragédias.

A convivência fica praticamente impossível até mesmo dentro dos próprios núcleos familiares e aí então é momento de pedir ajuda...

O tratamento
A família de forma geral é acolhida nos programas de reabilitação, uma vez que em seu seio está toda fonte geradora do problema que se vivencia.

Tratar então da família é tratar do dependente químico. E o hoje são muitos os grupos de apoios e clínicas especializadas neste processo de reabilitação social.

Programas preventivos são criados como forma de esclarecer crianças e adolescentes quanto ao risco camuflado no mundo das drogas.

O PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas, é a versão brasileira do programa surgido em 1983 nos Estados Unidos. O programa consiste numa ação conjunta entre o Policial Militar, Escola e Família, no sentido de prevenir e reduzir o consumo de substâncias lícitas e/ou ilícitas.

Quer saber mais?
http://www.soartigos.com/articles/458/1/DROGAS-NA-ADOLESCENCIA/Page1.html

http://www.psicologado.com/site/artigos/desenvolvimento-humano/uso-de-drogas-e-violencia-na-adolescencia

Infográfico: A cidade do futuro (N)


Bom, cidade do futuro sustentável,
Eu achei bem interessante, mais acho que com a superpopulação mundial e as favelas, essa cidade não sai do papel e dos projetos mesmo.
É uma cidade dos sonhos.

Confira você também, um dos melhores infográficos que eu ja vi, use o ZOOM e veja mais detalhes.
http://planetasustentavel.abril.com.br/infos/info_cidadedofuturo/

Ética? Tudo o que você prescisa saber. (N&D)

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta". (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

Bom, não é mesmo facil de explicar, mais é facil de se aprender a agir com ética, na nossa sociedade em particular eu não vejo o minino de senso ético, começando pelos governantes e chegando às camadas C/D da sociedade. É um assunto que está em debate no meu colégio e acho de grande importancia, que as pessoas tenham noção do que é a ética, e quem sabe mudar alguns pensamentos e pré-conceitos.

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Afinal, o que é ética?
"Ética é algo que todos precisam ter."

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

E o que podemos dizer do nosso governo?
Antiéticos?
Eles não estão ligando para o que pensamos, e isso não basta, se eles não mudam, devemos mudar o nosso voto, e mudar os nossos representantes.

Fica a dica: vote com responsabilidade.!

Alguns links:
http://tpd2000.vilabol.uol.com.br/etica1.htm
http://www.ufrgs.br/bioetica/etica.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm

Yappr - Inglês como você nunca viu. (N)

"Yappr é um site, um repositório de vídeos, uma interface de aprendizagem da língua inglesa e uma rede social. Enfim, é uma idéia genial. Parte do princípio de que as pessoas nativas aprendem suas línguas brincando, no dia-a-dia, falando com seus pais, amigos e parentes. Somente depois é que aprendem a gramática e os demais elementos da norma culta de uma língua. O Yappr segue essa lógica. O aprendizado de inglês deve ser interessante para aquele que aprende. Para isso, o yappr trabalha com vídeos sugeridos pelos internautas."

http://br.yappr.com/

Assim como a maioria dos serviços presentes na internet, o Yappr é muito democrático: você decide em qual língua quer que o site seja exibido. Dessa forma, caso o seu nível de conhecimento de inglês ainda não seja suficiente para entender um site inteiro, basta alterar o idioma da interface para o português e começar a se divertir enquanto aprende. Feita a escolha da língua de exibição, o próximo passo é fazer seu cadastro no serviço. O registro é totalmente gratuito, mas é necessário para que você possa usufruir de todas as áreas do site.

Depois de fazer o cadastro e confirmá-lo, você poderá preencher as informações do seu perfil, enviar uma imagem para representá-lo e escolher os idiomas que você possui algum conhecimento. Existe até um sistema de pontuação, que dá certo número de pontos a cada ação sua no site, como comentários, envio de vídeos, edições de transcrições e traduções.

Assim como qualquer comunidade online, você pode adicionar amigos, comentar vídeos, editar traduções e transcrições, enviar vídeos e conversar com pessoas do mundo todo. Comece já a melhorar o seu entendimento, pronúncia e, de quebra, faça amigos do mundo todo, que têm o mesmo interesse que você: aprender o idioma mais difundido do mundo.

http://br.yappr.com/

Baladas x Estudos (N&D)

Pensando que a fase adolescente e jovem é um momento de grandes transformações e mudanças, reconhecemos que estes têm necessidade de identificação, uma vez que estão passando da fase infantil para a adulta e ganhando independência em relação à família.

Buscam estas identificações também em seus círculos de amizades e na mídia, pois esta exerce uma grande influência, estimula-os através do movimento, das cores, da música, da beleza das imagens, como por exemplo, as festas, popularmente conhecidas por “baladas”, que no universo jovem os atrai cada vez mais como forma de lazer frente a tantos desafios e transições enfrentados pelo jovem.

E quando esta juventude pós-moderna se vê diante de uma situação complexa como estudo x balada? Afinal, será que é possível conciliar esses dois fatores tão presentes na vida deles?

Como foi citado anteriormente, esta é uma fase de desafios, conseqüentemente também de escolhas, o adolescente e o jovem necessitam estabelecer prioridades, ou seja, dar maior importância aquilo que repercute em resultados positivos, como o estudo, pois é algo que precisa de bastante investimento, não que o lazer, as festas não sejam importantes, pois fazem parte da vida deles, mas podem ser vivenciadas dentro do equilíbrio.

O equilíbrio entre fazer aquilo que gosta, freqüentar as “baladas”, e aquilo que precisa, os estudos, pode ser obtido através da administração do tempo e o estabelecimento de alguns limites; reservando dias específicos para a “balada”, de preferência finais de semana, e se estas saídas coincidirem com os dias de aula, de estudo, fixar os horários para a chegada, pois uma noite mal dormida reflete em resultados negativos no aproveitamento das aulas e o álcool em excesso, segundo cientistas, destrói as células cerebrais que governam o aprendizado e a memória.

Diet pills

Adolescentes x Celulares (N&D)


Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com 1.656 estudantes de 13 a 17 anos, revelou que o uso do celular à noite é prática recorrente entre os adolescentes e isso está diretamente relacionado ao aumento do nível de cansaço desses jovens após algum tempo.

A preocupação maior dos pais no que diz respeito à mídia, é com relação ao tempo que as crianças gastam vendo TV, ouvindo música ou navegando na Internet. O celular é visto como um simples aparelho de comunicação, útil em situações de emergência, mas os jovens hoje usam os meios de comunicação modernos de forma que os pais nem imaginam.

Casos de cansaço excessivo informado pelos adolescentes foram atribuídos ao abuso na utilização do celular, tanto em ligações quanto em trocas de mensagens de texto. Eles gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira.

Por outro lado, um melhor rendimento escolar está relacionado a uma boa noite de sono. Estudos revelam que adolescentes que dormem menos estão mais propensos a problemas cognitivos ou comportamentais em sala de aula. Os pais devem estar alerta: é preciso restringir ou proibir o uso do celular após a hora de dormir.

Especialistas recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e dez horas de sono por noite para manter uma vida saudável e um bom desempenho durante o dia. Além disso, os pais que desconfiam que seus filhos estejam sofrendo de distúrbios do sono devem recorrer a consultas com pediatras ou especialistas na área. E dar conselhos como: durma bem para melhorar suas notas.

--> Eu, adolescente, eu sei dos poblemas eu usar muito o celular, mesmo por que eu durmo pouco, mais quando eu dormo bem, eu me sinto melhor e com mais vontade de sair, é mais ou menos assim que ocorre na escola, uma boa noite de sono me faz estar com mais disposição.

As reformas ortográficas (N)


Nesse ano, cursinhos preparatórios, colégios, professores e alunos passaram a reorientar os padrões da escrita com o estabelecimento da reforma ortográfica. Para muitos, essa mudança é maléfica e não oferece vantagens compatíveis a todo o esforço que se tem para abandonar as antigas formas agora consideradas errôneas. Outros apontam que esse tipo de mudança na língua se faz importante na elaboração de uma mesma grafia para todos os países que adotam o português como língua pátria.

Ao contrário do que se imagina, todas essas mudanças não são mero fruto da modernidade e de todos os interesses diplomáticos, políticos e econômicos que cercam a questão. Desde sempre, o português, assim como outras diversas línguas espalhadas pelo mundo, sofre modificações. Com isso, podemos salientar uma historicidade em nossas reformas ortográficas que, na verdade, começaram a existir desde o século dezesseis.

Na época dos anos de 1500, a língua portuguesa era bastante carente de qualquer tipo de padronização em sua escrita. Cada pessoa que escrevia elaborava um sistema de regras próprio que, na grande maioria dos casos, seguia o som estabelecido pela própria palavra. Em muitas situações, um mesmo termo era escrito com ou sem “gu”, “qu” ou “y”. Dessa forma, a leitura de documentos dessa época é extremamente complicada e dificultosa.

Entretanto, no desenrolar da Renascença, os intelectuais lusitanos quiseram rebuscar a escrita da língua com o uso e o abuso de classicismos que infestaram sua escrita com a adoção de grafemas com “y”, “ph”, “th” e “rh”. Para exemplificar esse novo período, podemos dizer que “As medicações oferecidas pelo pharmacia não curam os males que observamos nos dramas do theatro”. Enquanto isso, o português sofria outras intervenções ao se misturar com as línguas indígenas e africanas do Brasil Colonial.

A salada de expressões e grafias sofreu um controle maior no período em que o despotismo ilustrado tomava conta da administração lusitana. Sob a tutela de marquês de Pombal, novas leis determinavam uma padronização do português com a criação das Aulas Régias, que seriam ministradas por professores leigos. Dessa forma, o português falado no Brasil foi tomando linhas mais nítidas e perdeu uma série de seus indigenismos e africanismos.

A primeira reforma que se tem notícia aconteceu em 1911, quando o filólogo Gonçalves Viana defendeu a simplificação da língua e seu distanciamento do latim. Inicialmente, o Brasil adotou a ideia, mas logo retrocedeu na decisão ao recuperar o uso do “ph” e “ch”. No início da década de 1930, um projeto de simplificação foi mais uma vez elaborado, contudo o governo de Getúlio Vargas anulou o padrão. Somente quatro anos mais tarde, por pressão dos professores, algumas novidades foram incorporadas.

Em 1943, uma nova convenção foi organizada, mas só os brasileiros decidiram utilizar as mudanças, como a substituição do “z” pelo “s” na grafia da palavra “casa”. Dois anos mais tarde, foi o Brasil quem não aceitou o uso de algumas consoantes mudas (“afecto” “óptico”) e o abandono completo do trema. Somente vinte e seis anos mais tarde, o Brasil decidiu abolir alguns tremas e acentos diferenciais (“almôço”, sòmente, saüdade).

Até chegarmos ao acordo que reuniu todas as nações lusófonas, aconteceu um encontro anterior em 1986. Nessa penúltima reunião sediada no Rio de Janeiro, foram apontadas várias das mudanças incorporadas ao acordo ortográfico atual. Contudo, os portugueses só abrirão mão do uso de certas consoantes mudas no ano de 2017.

Vigente a partir do ano de 2009, o novo acordo ortográfico gera a expectativa em muitos que desconfiam do seu efetivo cumprimento.

A Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista (N)

As atuações das três profissões “psis”.

O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista.

O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria, esta é composta de 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.

O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras.

O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental.

O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

Tudo sobre o ano bissexto (N)


Ano bissexto é aquele que possui um dia a mais do que os convencionais 365 dias. No calendário gregoriano, o dia extra é incluído a cada 4 anos, sendo adicionado no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias. O ano bissexto ocorre pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias.

Esses 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto.

Na verdade, o dia extra que serve como sincronismo não é o dia 29 de fevereiro, como a maioria da pessoas pensa, mas sim, o dia 24 do mesmo mês.

O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer discrepância no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos.

Alguns pensam que o nome “bissexto” é dado pelo fato de tal ano possuir 366 dias, o que não é correto. Na verdade, Julio César optou pelo mês de fevereiro e escolheu “fazer um bis” ou “duplicar” o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii”. Foi assim que surgiu o nome “bissexto”.

A diferença entre o FBI e a CIA (N)


Símbolos do FBI e da CIA, respectivamente.


O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos, uma agência governamental que possui o papel de amparar a lei através da investigação de violações da lei penal federal. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, o FBI não é um departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos. Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.

De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.

O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.

Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.

Nariz e orelhas nunca param de crescer (N)

Nariz e orelhas nunca param de crescer

"O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes."

--> Como vou ficar? Eu ja tenho uma orelha grande, pelomenos a face encolhe.

Infográfico a Escola do Futuro (N)


O infográfico "A Escola - e ensino - do futuro", produzido pela Revista Veja, traz infomações sobre as várias dimensões do ambiente de aprendizagem do futuro, com links para matérias sobre a escola, o aluno e o professor desse novo espaço do saber.

--->Eu particularmente achei interessante, pena que ainda é para o futuro. E o presente, é que a educação no Brasil tem que melhorar, e muito, ou ficaremos parados no tempo.

Confira mais: Link