Artigo: Como fotografar melhor.


Fáceis de usar e baratas, as câmeras digitais permitem que candidatos a fotógrafos produzam milhares de imagens e joguem no lixo outro tanto. A busca por melhores fotos passa por questões técnicas, como a escolha do modelo de câmera e até emotivas. Muitas vezes, é importante colocar a emoção à frente da razão. A sensibilidade e o instinto são importantes na fotografia. Tem que ter nitidez e clareza na mente, visualizar a cena antes de sair clicando.

A quantidade de Mpixels de uma câmera definitivamente não é o fator mais importante. Uma máquina com resolução de 5 Mpixels a 7 Mpixels é suficiente para ótimas fotos. Acima disso, as câmeras já são lentas, dão aquela travadinha. Você bate a foto e tem que esperar processar para bater outra.

Evitar o uso do flash melhora sensivelmente a qualidade das imagens, principalmente em ambientes escuros, em vez de usar o flash é bom trabalhar com o ISSO, DIN ou ASA, em algumas câmeras. A maioria das máquinas atuais tem esse recurso. Aumentar o ISO aumenta a sensibilidade de registro da câmera, sempre tentar fotografar com luz natural, usar o flash só em último caso.

Mas um macete bacana é usar o flash em ambientes muito claros, como numa praia, o que vai contra o senso comum, que prega o flash ligado de noite e desligado de dia. É bom para atenuar as sombras e reduzir prováveis manchas escuras.

Em outros pontos, há opiniões divergentes. Há aqueles que pregam o uso do visor ótico para melhor compor uma foto. Outros não veem problema em visualizar a cena pela telinha.

A mensagem que sobressai das dicas dos profissionais é que não há uma fórmula única de fazer boas fotos. O ato de fotografar depende da sensibilidade, da criatividade e da concentração de cada um.

Não é o equipamento que faz a foto. É uma conjunção de fatores, e os mais importantes são as ideias do fotógrafo. O fotógrafo tem que impor sua personalidade à foto, buscar seu próprio caminho. A personalidade do fotógrafo tem de sobressair.

Fonte: updatefreud

1 comentários:

Alessandro Vitor disse...

Pra vocês verem que nem basta maquina cara, a maioria é talento, olhar, sensibilidade e técnica.